domingo, 24 de maio de 2015

O rádio RT-524!



O rádio RT-524.
Após o estágio de aplicação do Curso de Subespecialização em Eletrônica, estágio realizado no Centro de Reparos e Suprimentos Especiais do CFN, conhecido como CRESUMAR, fui designado para trabalhar com  o então 1ºSargento Walcides, especialista na família dos equipamentos rádio de comunicação, cujo elemento básico desta família era o RT-524.

O então 1º Sargento Walcides [veio a ser promovido a suboficial alguns meses depois que iniciamos nosso convívio profissional], foi me passando alguns ‘macetes’ para facilitar os trabalhos de manutenção do RT-524. O Walcides era um homem muito calmo, paciente, me deixava a vontade para que pudesse desenvolver as atividades de manutenção dos equipamentos que iam chegando na oficina para correção de algum problema. Quando havia uma situação que eu não conseguia resolver, ele me chamava:

- “Gato” [ gato Felix era meu apelido na Divisão de Eletrônica, apelido dado pelo então 1ºSargento CN Medeiros, apelidado de ‘Macarrão’! Gente boa o ‘Macarra’! KKKKK!], ... e me explicava como resolver aquele problema.

Tornei-me um ‘especialista’ em RT524! Com o “Barca” [o Walcides tinha o apelido de “Barca”.  Não sei a origem deste apelido!] passando para reserva remunerada, passei a ser o ‘dono’ dos 524! KKKKKK!!!

O RT-524 pertencia à faixa de frequência de VHF [very high frequency], operando na faixa de 30 a 75 MHz [mega hertz], FM [frequência modulada], emissão tipo F3 [fonia em freqüência modulada - FM], sensibilidade do receptor 0.5 microvolts, potência do transmissor 60 watts, espaçamento entre canais de 50 kHz [kilo hertz], desvio de frequência 15 kHz.

O equipamento era ‘híbrido’! Uma parte valvulada e outra transistorizada! A sintonia dos seus circuitos, tanto do transmissor quanto do receptor, era eletromecânica, o que exigia do técnico muita perícia, paciência e conhecimento do equipamento, para executar o alinhamento do transmissor e do receptor.

O 524, era o elemento básico de uma família que assumia várias configurações tanto em viaturas quanto em embarcações. 

AN-VRC-46, composto de um RT-524; AN-VRC-47, composto de dois RT-524; AN-VRC-48, composto de um RT-524 e dois receptores auxiliares R-442.

No ano de 1992, se apresentou para servir na Divisão de Eletrônica o Sargento FN ET Evandro FERNANDES e o mesmo foi designado para trabalhar comigo no famigerado RT-524.

Da mesma forma como o Walcides me repassou seus conhecimentos sobre o equipamento, eu também repassei para o Fernandes, porém  com um detalhe importante: o manual de manutenção do equipamento escrito em inglês, já estava quase todo traduzido para o português além de ter resumo de alguns ‘macetes’ para resolução de problemas mais  comuns!

No início do ano de 1993 fui desligado  do  CRESUMAR para servi no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal e aí passei integralmente a responsabilidade da manutenção  desta família de equipamentos  rádio ao  Sargento Fernandes, o qual tive o prazer de encontrá-lo no  Encontro  de Veteranos do CFN 2015 no  CIASC.

É isso aí!

Adsumus!
RT 524

Evandro Fernandes, Sylvio [mo] e eu no "Encontrão 2015, CIASC".

Nenhum comentário: