sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Existe imprensa livre?



EXISTE IMPRENSA LIVRE?

Ao longo da minha vida sempre li e ouvi falar da tal ‘imprensa livre’.

Bem. Vou levantar uma hipótese e dois fatos reais e, ao final do texto, responderei à pergunta título deste post, ok?

Suponha que você, leitor(a), seja um(a) apresentador(a) de um programa de telejornal de uma grande rede de televisão, com cobertura em todo território nacional.

Você toma conhecimento e consegue “provas materiais e testemunhais” de que o(a) dono(a) ou o(a) sócio(a) majoritário de tal empresa, em conluio com funcionários públicos, cometeram um crime de, digamos, sonegação fiscal em montante envolvendo milhões de reais.

Pergunto: você vai pautar e denunciar este crime em cadeia nacional?

Primeiro caso real: não lembro nomes e períodos, mas o caso aconteceu nos Estados Unidos. Uma grande rede de jornais vivia atacando o governo americano com notícias negativas. O que aconteceu? O presidente convidou o dono da rede de jornais para ser Secretário de Defesa [uma espécie de Ministro da Defesa, o senhor das armas!], o convite foi aceito e acabou-se o tiroteio contra o governo americano.

Segundo caso real: este aconteceu aqui em Natal, RN, Brasil, há alguns anos. O dono de um pequeno jornal aqui de Natal foi convidado pelo governador para ser secretário de comunicação e, de pronto, o jornalista dono do jornal recusou o cargo alegando que não poderia aceitar tal função, pois o seu jornal perderia credibilidade junto aos seus leitores/assinantes e sua liberdade de denunciar o governo, caso fosse necessário em algum desmando ou falcatrua, seria limitada.

E aí: existe “imprensa livre”? NÃO!

Adsumus!

Nenhum comentário: