sábado, 4 de março de 2017

O CB-FN-CN-CABRAL e o Código Morse. CIAdestCFN/1977.



O CB-FN-CN-CABRAL


Já escrevi aqui no blog diversos posts sobre o aspecto da formação militar naval. 


No ano de 1977 fiz o curso de especialização de Comunicações Navais – EspCN/77. Naquele ano, o Centro de Instrução e Adestramento do CFN, atual CIASC, formou duas turmas de 40 alunos cada, do curso de EspCN. Eram as turmas EZ-8 e EZ-9. Eu era da EZ-9. 


O Cabo Cabral era um dos nossos instrutores de código Morse – transmissão, se não me falha a memória.


Lá pelo mês de novembro, alguns alunos estavam um pouco apreensivos em função de não estarem dominando a transmissão do código Morse, adequadamente, fim obterem sucesso no exame final de transmissão. A prova consistia na transmissão de um texto claro e outro cifrado num tempo máximo de 5 minutos.


A choradeira chegou ao Cabo Cabral. O mesmo reuniu a turma em sala de aula e começou a falar sobre superação de dificuldades e o que me chamou a atenção, foi ele ter dito que tinha um filho especial portador da  "SÍNDROME DE DOWN" e que precisava de cuidados especiais, inclusive acompanhamento médico. Outro fato que me chamou a atenção foi ele, o Cabo Cabral, ter informado que sua remuneração era pouca para cobrir com as despesas médicas do filho e o que ele fazia para atender a esta demanda especial de dinheiro? Trabalhava como taxista, nas horas de folga e aos sábados, domingos e feriados! Ao sair de bordo, guarnecia o táxi e, muitas vezes, varava a noite, chegando em casa pela manhã, tomava um banho, trocava de roupa e partia para o quartel.


Este relato serviu para nos motivar e nos esforçar nos estudos, não só do código Morse, como também das demais disciplinas, em especial a datilografia que foi também outro tormento para a turma, não para eu visto que já era datilografo! [Leia aqui sobre meu primeiro ‘diploma profissional’!]


Daqui quero deixar meus sentimentos de respeito, estima e consideração ao ‘CLG’ Cabral. 


Minha continência! 


73/ ! – Abraços, na linguagem – gíria ou jargão – Morse!


Adsumus!

Nenhum comentário: