domingo, 2 de abril de 2017

Etiqueta. Curso de Formação de Sargentos FN/1982. CIASC.



Etiqueta. Curso de Formação de Sargentos FN/1982. CIASC.

Já escrevi aqui no blog que sou Sargento da Turma de 1982 do CIASC.

Bem. Nas últimas aulas do nosso curso, o então 2ºTen-AFN-ZACARIAS, nos ministrou uma disciplina que não lembro bem se era administração ou organização e métodos. O fato é que, numa dada aula, ele resolveu nos ministrar uma aula sobre Etiqueta em função de que, os suboficiais e sargentos do CIASC pediram que o mesmo ministrasse tal aula, pois muitos dos jovens sargentos não sabiam se comportar à mesa e afins.

O Tem-Zacarias iniciou a aula abordando sobre como se portar à mesa, o uso dos talheres e avançou no assunto sobre etiqueta, explicando sobre a questão da limpeza das roupas, do corpo e afins.

Num dado momento, também explicou sobre a questão das visitas que deveriam ser antes combinadas dia e horário e, se possível, o ou os assunto(s) que seriam abordados na visita. Ele também explicou que, esta convenção de se combinar antecipadamente a visita, era importante para que o anfitrião se preparasse, com antecedência, para receber com o máximo esmero o ou os visitante(s) de forma que eles, os visitantes, tivessem o máximo de conforto e bem está possível, de acordo com as posses/condições do anfitrião.

Pois é. Estas lições estão na minha memória e, sempre, procuro as por em prática, pois acredito ser bastante conveniente, visto que, quando fazemos uma visita sem avisar, corremos o risco do visitado não está em casa ou caso esteja, de alguma forma iremos interferir na sua rotina particular/privada. É como se fosse uma invasão de privacidade.

#Ficaadica.

Adsumus!
Postar um comentário