domingo, 7 de dezembro de 2014

Ferreira! Um Petroleiro acima de qualquer suspeita!

Conheci o JOÃO FERREIRA, no segundo semestre de 2006 ou no primeiro de 2007 - aqui a memória está falhando! KKKKK! no CEFET-RN atual IFRN, quando estava fazendo o CST em Automação Industrial. Éramos colegas de curso superior no auge dos nossos 50 anos! Realização de sonhos de adolescentes tanto dele quanto meu!

De colegas de curso e, com o tempo, nos tornamos amigos! Um cidadão dedicado ao seu trabalho, família e ao curso.

No dia 6 do corrente mês, tive a felicidade de participar de um evento social promovido por sua família fim homenagear seu aniversário e sua passagem para a reserva ou aposentadoria.  Uma linda e maravilhosa festa no CEPE, Natal.

Numa outra oportunidade deverei escrever mais sobre o FERREIRA visto que, o objetivo maior deste post é divulgar sua carta de despedida do serviço ativo da Petrobrás.

Nesta nova fase de sua vida, Caro Ferreira, quero te desejar muita paz, saúde, felicidade e sucesso, muito sucesso!

Segue abaixo uma coletânea de fotos  e a carta de despedida.

Aqui, Caro Ferreira, quero deixar minha continência em sinal de respeito, estima e consideração ao grande CIDADÃO que você é!

Adsumus!

Ferreira, o show man!

Ferreira, o show man!

Ferreira e eu. 

Ferreira e Família.

Ferreira apagando as velinhas!

CARTA DE DESPEDIDA DO FERREIRA

Carta de despedida

Caros companheiros:

Enfim chegou o tão esperado momento o da minha aposentadoria. Sentimentos opostos me confundem. A princípio, sinto uma alegria enorme por ter enfim recebido oficialmente a declaração de que já cumpri a  missão para o trabalho. 

Logo em seguida, vem a tristeza de me privar de tantos anos de convivência diária com amigos e colegas de trabalho, do exercício da atividade profissional dignificante que, por décadas, garantiu o meu sustento e de minha família e que ocupou a maior parte do meu tempo.

Nessa hora,  passa o filme de uma vida inteira de dedicação, renúncias, momentos bons, outros ruins, situações nas quais cheguei até a pôr em risco a minha integridade física e/ou a própria vida para dar o melhor de mim para atingir a  proposta de trabalho que me foi confiada.

E nesta longa jornada de 32 anos e 7 meses, muitos foram os obstáculos, os desafios, renúncias, saudades, angústias, porém maiores foram as alegrias, as mudanças, o crescimento e as conquistas e se eu começasse a agradecer a Deus hoje, até o final da minha vida, eu não iria conseguir agradecer tudo que Ele fez.
           Quando entrei na Petrobrás, eu já tinha uma perspectiva de que iria trilhar por uma longa caminhada e fazer parte dessa empresa que é  uma das maiores do mundo sempre foi e é para mim motivo de muito orgulho.

Ao lembrar alguns momentos dessa caminhada, passa um filme em minha mente, pois quando aqui cheguei, algumas vezes ensinando outras aprendendo, sem nunca perder o meu foco, sempre trabalhei com dedicação, honestidade, determinação fé e coragem visando sempre dar o meu melhor profissionalmente, crescer como pessoa, ajudar aos colegas, e com isso também melhorar a minha condição de vida, ajudar a minha família, assim aos poucos fui atingindo meus objetivos e hoje posso dizer que sou um vitorioso.

Contudo, chegou o momento de  encerrar a minha carreira que o faço com a sensação de dever cumprido e agora passarei a trilhar uma  nova fase de minha vida.

Sou grato a Petrobras por ter me dado a  condição de melhorar a minha vida e de proporcionar aos meus filhos uma boa educação que inclusive, um deles seguiu os meus passos e trabalha na empresa embarcado o que muito me orgulha.

Gostaria de deixar um recado para os que ficam: Antes de qualquer trabalho, pense, planeje, não faça do seu trabalho uma ferramenta de mutilação e sim de aperfeiçoamento, se qualifique profissionalmente, dê ênfase ao seu crescimento pessoal, trabalhe com alegria e prazer, não tenha medo de perder cargo, tenha medo de perder sim, sua dignidade.

 Transmita todos os seus conhecimentos para os mais novos, não seja egoísta, amanhã alguém se lembrará de você com muito carinho, pense nisso! Essa é a maior virtude do ser humano dividir os seus conhecimentos com aqueles que precisam de ajuda.

Aos companheiros que em alguns momentos não concordaram com a minha maneira de ser e de pensar, peço-lhes desculpas, mas a minha intenção foi sempre fazer com que nós déssemos o melhor para Petrobrás em nome das metas traçada por toda uma vida, mas nunca em beneficio próprio.  

Lembrarei sempre dos momentos bons e ruis vividos ao longo dessa jornada, das histórias contadas pelos colegas principalmente nesses últimos anos na P23 na Sala de controle minha ultima parada nesta trajetória, das madrugadas frias, não esquecendo que contei as minhas também, existe coisas pequenas e grandes que levaremos para o resto de nossas vidas, levaremos lembranças, trocas de aprendizados, coisa que sempre serão inesquecíveis para nós, coisas que nos marcarão, que mexerão com a nossa existência em algum instante, nas coisas pequenas, mais que nas grandes, muitas vezes reconhecemos o valor de cada pessoa.

 Talvez eu represente apenas mais um que parte, mas na partida levarei saudades, deixando o meu agradecimento a todos pela ajuda, companheirismo  e dedicação.

 Quantas vezes o sol nasceu e se pôs sem poder olhá-lo, em fim tudo tinha um ideal. Meu Deus muito obrigado por ter me guiado até aqui.  Muito obrigado a todos mais uma vez, espero nos encontrarmos um    dia  e   poder   abraçá-los.  Desejo  a  todos vocês; saúde,  paz, harmonia, sorriso, muito sucesso e que seus objetivos sejam alcançados, pois esta data ficará gravada para sempre na minha memória.  
        
           É com lágrimas nos olhos hoje gostaria de primeiramente agradecer a Deus, minha família e a todos os colegas de trabalho pelo apoio, pelo carinho que recebi durante esses 33 anos como petroleiro, e aqui encerro  a minha história na Petrobrás, e  com certeza posso dar o  testemunho de que vale a pena crer e lutar.

         Estou me aposentando do trabalho  mas  não da vida e dos amigos que tive a honra e o privilegio de conhecer, muito menos da profissão que abraçei.

         Boa sorte aos que ficam e até breve meus amigos espero sempre poder revê-los!


   JOÃO FERREIRA

02/11/2014






Nenhum comentário: