quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Homenagem póstuma ao Veterano SO FN IF Ref. ESTEVAM, o 'China'.

Homenagem Póstuma.

Mais um Veterano, que vai para o Btl da Eternidade e eu tenho, por obrigação de homenageá-lo, tendo em vista, sermos muito próximo, por afinidade. 

Às 17 horas de ontem, 01/02/2022, faleceu no HNN, o Veterano SO-FN-Ref. Vicente Estevam Ferreira (China). Conheci-o no ano de 1959, quando me apresentei na 3a Cia Regional, em Natal, como voluntário, para incorporar como FN. Estevam era Cabo, naquela época, ele já prestava ajuda aos mais  novos e inesperientes, principalmente, os voluntários, orientando-os e aconselhando-os e aos que desejavam cursar, juntamente com o Veterano Corcino, que na época, era Sargento, preparava para exame de seleção. Foram os dois que me inspiraram, para me enveredar pelo caminho de ser professor, e assim me dediquei a preparar para concursos militares de exame para especialização até concurso para as Escolas preparatórias das três Forças, com muita satisfação tenho ex alunos de CB até CMG e Coronel, trabalho que encerrei como professor do C. Marista e aposentado por essa profissão.  Em 1978 ao ser transferido para o Rio de Rio de Janeiro, encontrei o Estevam, com o mesmo propósito, sendo um dos sócios do Curso Paranapuã, na Ilha do Governador, Reintegrando à nossa amizade, partimos para uma aventura, invadimos um terreno do INPS no morro do mesmo nome na Ilha do Governador, construímos cada um sua casa, onde moramos até deixarmos o Rio de Janeiro, eu vendi a minha e ele deixou com um filho que ainda mora nela. Ao irmos para a reserva, nos reencontramos, aqui em Natal e continuamos nossa amizade. China, como era conhecido, foi casado com a Sra. Maria de Lourdes, com quem teve 6 filhos, 5 homens e uma mulher, um deles, o mais velho, seguiu sua carreira, é CMG de Reserva e os outros com profissões deferentes.

Meu amigo, que Deus o receba no Btl. da Eternidade, com uma boa poltrona, para seu descanso eterno.

ADSUMUS. 

Pinheiro, SO FN IF Ref.

============================================

No final dos anos 70 e início dos 80, o então 1ºSG FN IF ESTEVAM, o 'China' como era também conhecido, era Sargenteante da CiaCmd2BtlInfDivAnf e eu, SD FN CN do PelCom/CiaCmd, tive o privilégio de servir sob suas orientações como sargenteante. Me ajudou muito! Tenho uma dívida de gratidão eterna a este nobre Combatente Anfíbio!

Que o Comandante do Batalhão da Eternidade, acolha sua alma num local especial!

ADSUMUS!

Felix, SO FN ET Ref.

ADSUMUS!

Nota: imagem copiada do grupo da 'Diretoria da AVCFN SR Natal'. 

Veterano SO FN IF Ref. ESTEVAM, o 'China'. 


Nenhum comentário: