sábado, 1 de junho de 2024

Homenagem póstuma ao Veterano SG FN ANTONIO PEREIRA SOARES

Homenagem póstuma ao Veterano SG FN ANTONIO PEREIRA SOARES

Por SO FN IF Ref. José PINHEIRO Filho.

HOMENAGEM PÓSTUMA:

Do Veterano José PINHEIRO Filho para o Veterano Antônio Pereira SOARES.

Antônio Pereira SOARES, 2°SG-FN-IF-Ref.

Falecido em 30/05/2024, às 14horas, era praça de 1961, do Rio de Janeiro. Serviu, durante sua vida militar, nas seguintes OM: Guarnição do Quartel Central (GQC); Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, onde foi destacado para o Comando Naval de Natal para ser Ordenança do então Comandante Naval de Natal; Forca Interamericana de Paz na República Dominicana, São Domingos, seguindo-se a Escola Superior de Guerra, Força de Contra-Torpedeiros e Comando em Chefe da Esquadra, todas como Ordenança dos Comandantes. Após o Curso de Formação de Sargento, como bom Natalense, veio servir em Natal. Ainda como 3°SG, foi transferido para o Estado-Maior da Armada, Brasília, em 09/09/1981, lá ficando até 1984, quando retornou a Natal, onde permaneceu até sua inatividade, sendo desligado do Serviço Ativo da Marinha em 04/07/1989.

CONVIVÊNCIA DO VETERANO PINHEIRO COM O SOARES:

Convivi com o "Velhinho" Soares por uma vida inteira. Éramos vizinhos de cidades, ele de Serra Branca-RN e eu São Rafael-RN. Ano de grande seca no Nordeste, 1958, foram criados os serviços da “emergência”, criada pelo Presidente da República Juscelino Kubitschek, para socorrer os aflitos da seca, onde nos encontramos. Éramos Cossacos, como eram conhecidos os trabalhadores da “EMERGÊNCIA”, eu era apontador e Soares no serviço braçal, sendo a sua turma por mim apontada. Quando eu chegava na turma nunca encontrava o “Velhinho”, que sempre estava na barraca da cozinheira, que também era conterrânea, tomando café. Como dar para se ver, já era escamado desde aquele tempo. Brincadeira!

Findo o período da estiagem, vim para Natal tentar uma vaga no CFN. Anos depois, já como Cabo, chega à 3ª Companhia Regional Fuzileiros Navais de Natal, o Soares, meu velho companheiro da “emergência”, também já cursado cabo. Os tempos se passaram, fomos a Sargento e de repente, eu servindo no Rio de Janeiro e ele em Brasília, houve-me a necessidade de servir em Brasília, quando, então, me socorri de Soares. Ele, assim, arrumou-me uma troca com outro companheiro, que estava interessado em ir para o Rio, de forma que processamos a troca e voltamos ao convívio de irmãos, novamente. Em 1983, cheguei à Brasília, mas como Natalense é doido por sua terra, Soares se transferiu mais uma vez para Natal. Em 1987, foi minha vez de retornar a Natal. Fomos, os dois, para Reserva. Ontem, por ter cumprido sua missão, o querido “Velhinho” partiu. Amigo Soares, pega na mão de Deus e vai se apresentar ao Comandante do Quartel da Eternidade. Até um dia, meu irmão!


ADSUMUS!


Nota: imagens do arquivo do blog.







2 comentários:

Anônimo disse...

Que Deus o tenha em bom lugar!

Anônimo disse...

Bonita homenagem ao veterano companheiro da vida civil e também da caserna ! Parabéns Pinheiro!