sexta-feira, 11 de julho de 2014

Comandar é tão nobre quanto obedecer ou obedecer é tão nobre quanto comandar!


Comandar é tão nobre quanto obedecer ou obedecer é tão nobre quanto comandar!

Ouvir esta frase diversas vezes do então Suboficial FN IF DANTAS, na época, Adjunto de Pessoal da Seção de Pessoal do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, no período em que servimos naquela Unidade, entre os anos 1993 a 1999.

O ‘sub’ Dantas era um militar extremamente disciplinado e disciplinador! Eu sempre o tive na mais alta estima e consideração! Tiramos alguns serviços juntos, onde ele tinha a função de Supervisor da Divisão de Serviços, subordinado diretamente ao Oficial de Serviço e, nas suas preleções às Divisões de Serviço, ele costumava usar a frase título deste post. Não lembro a sequência exata das palavras se começava pelo ‘comandar’ ou pelo ‘obedecer’.  O fato é que a frase ficou na minha memória e, neste post, quero tecer alguns comentários sobre a mesma.

A frase, no meu entender, admite duas interpretações: uma do lado de quem comanda e outra do lado de quem obedece! Vou assumir uma abordagem linear do assunto!

No momento do nosso nascimento, durante o parto, o cordão umbilical é cortado e a partir deste momento, nós estamos ‘por nossa conta’ no que diz  respeito à nossa sobrevivência. As pessoas em torno do frágil beber, estão ali por perto para ajudar, porém o ato de sobrevivência e o processo de aprendizagem é nosso!

No processo de aprendizagem, ao longo da nossa existência, primeiro aprendemos a obedecer visto que, para comandar temos que primeiro saber obedecer em função das implicações das ordens de quem comanda saber o que está mandando fazer!

Nas escolas de formação dos militares em geral, tanto de oficiais quanto das praças, a primeira das duas palavras, comandar e obedecer, a ser aprendida é ‘obedecer’, em função de que, na vida sempre teremos superiores a quem dá satisfação dos nossos atos.  Mesmo o(a) presidente de uma nação deve explicações de seus atos ao povo que ele(a) governa.

Portanto, “comandar é tão nobre quanto obedecer ou obedecer é tão nobre quanto comandar”!

Adsumus!

Nenhum comentário: