domingo, 24 de maio de 2015

Liderança!



LIDERANÇA!

Quando incorporei nas fileiras do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil em 12 de junho de 1973 no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, um dos assuntos mais comentados entre nós fuzileiros navais, era o emprego da liderança, em especial, a liderança pessoal.

O estudo da liderança envolve, além do conceito geral do que vem a ser liderança, também sua divisão em liderança pessoal e liderança de organização.

A liderança pessoal é aquela executada face a face, olho no olho, diretamente entre o líder e o liderado.

Já liderança de organização é uma liderança indireta, ela é exercida através de atos administrativos – memorandos, ordens do dia, enfim, por documentos normativos da administração empresarial, no setor civil/privado e na administração militar.

Pessoalmente, gosto mais da liderança pessoal visto que, é neste tipo de liderança que podemos avaliar as ‘energias’ das pessoas que lideram e das lideradas. Podemos sentir, diretamente, os efeitos das ações e ou ordens dadas para a solução de um problema ou situação qualquer do dia a dia no ambiente de trabalho.

Durante meus 28 anos de efetivo serviço no Corpo de Fuzileiros Navais, tive a oportunidade viver e conviver com oficiais e praças que, ao meu ver, foram e são grandes líderes!

Dos oficiais, quero citar o exemplo do Almirante FN Leitão.  Quem teve a oportunidade de servir na mesma unidade militar em que este oficial serviu, que seja como comandante da unidade ou oficial exercendo um outro cargo compatível com seu posto, há de concordar que o Almirante Leitão é um líder nato!

Conheci o referido oficial no final dos anos 70 e/ou início dos anos 80 no Batalhão Humaitá onde ele, no posto de Capitão-Tenente, era Ajudante da Seção de Operações e eu servia no Pelotão de Comunicações da Companhia de Comando, como SD-FN-CN. Depois nossos caminhos se cruzaram no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, nos anos de 1994 e 1995. Ele, Capitão-de-Fragata, Comandante do Grupamento e eu segundo-sargento e sendo promovido a primeiro-sargento em 11 de junho de 1994, sob seu comando!

Neste período no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, várias atitudes e comportamentos do então Comandante Leitão o consagraram como líder naval! No entanto, houve uma ação que me marcou neste período. Numa semana de adestramento na região de Muriú, litoral norte do Estado do Rio Grande do Norte, o então Suboficial FN-AT Erli, preparou uma pista de tiro instintivo e qual foi o primeiro militar a fazer a pista? Sim! Ele! O Comandante Leitão! Logo em seguida os oficiais presentes ao evento e eu fui o primeiro praça a fazer a pista.

Dos praças da minha época de serviço ativo e das diversas unidades militares por onde servi, existe uma lista imensa!

Nos anos de 1973 a 1976, do Grupamento de FN de Natal, lembro do Sargento FN IF Ernesto (o famoso ‘negão’ Ernesto!) que sempre nos motivava a estudar!

No período entre março de 1978 a junho de 1982, no Batalhão Humaitá, lembro da liderança do Sargento FN-CN Neto, militar disciplinado e disciplinador! Respeitado e admirado por seus subordinados, pares e superiores!

No Batalhão de Comando do Comando da Divisão Anfíbia, entre os anos de 1983 a março de 1986, lembro do Suboficial FN IF Barra, da CiaReconTer, dos Sargentos FN-CN Lopes, Salgado – aqui tem uma lista grande!

No período em que servi no então Centro de Reparos e Suprimentos Especiais do CFN – CRESUMAR destaco o Suboficial FN-CN/ET Ari, do Sargento FN-CN Wilson.

No período entre março de 1994 a fevereiro de 1999, no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, destaco o Suboficial FN-IF Dantas e do então primeiro-sargento FN-MU Sobrinho.

Até o próximo post!

Adsumus!

Nenhum comentário: