segunda-feira, 11 de junho de 2018

INTERPORTEX II JUL 1993. Resgate PelFN/GptFNNa.


INTERPORTEX II JUL 1993. Resgate PelFN/GptFNNa.

No mês de julho de 1993, foi realizada uma Operação Militar/Naval com o propósito de adestrar os Fuzileiros Navais de Natal e o Grupamento Naval do Nordeste/3ºDN em operações militares/navais com um pelotão de Fuzileiros Navais comandado pelo então 1ºTen(QC-FN) LESSA cumprindo a parte terrestre e a Corveta Forte de Coimbra, cumprindo a parte marítima, cuja missão era resgatar o pelotão de FNs num determinado local e horário pré-estabelecidos nos planos da operação.
Fui designado pelo OCom/GptFNNa a ser o rádio-operador [na época era 2ºSG aperfeiçado e já pertencia ao quadro de ET, porém, em função da minha "larga" experiência como CN, sempre era designado a cumprir missões ‘especiais’! KKKK!!!] embarcado na Corveta fim garantir, no momento adequado, as comunicações rádio com o Pelotão de FNs, na área em que seriam resgatados.
No plano de operações, estava previsto que o ‘resgate’ deveria ser feito o ‘mais discreto possível’, ou seja, o navio e o pelotão em terra, não deveriam ser notados/percebidos pela  população da área e, para tal mister, o resgate foi feito na madrugada, já próximo do início do crepúsculo matutino náutico. Isto causou um certo ‘stress’ ao comandante do navio pois tínhamos que cumprir a missão de resgate, como citei acima, com o máximo de ‘discrição’.
E assim foi feito! “Missão dada, missão cumprida”!
Quando o resgate do pelotão foi concluído, o navio partiu para o Porto da Base Naval de Natal, seu porto sede. Durante a travessia, percebi o nível de ‘desgaste’ físico do pessoal do pelotão. Todos ‘escornados’! É este tipo de adestramento que nos dá o preparo técnico/profissional para um possível emprego real.

Adsumus!
Eu embarcado na Corveta Forte de Coimbra. Julho/1993.

Comandante LESSA e eu. CEFAN. Maio/2018.



Nenhum comentário: