Bom dia!
Hoje o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil comemora seu 213º aniversário...
Ingressei no CFN em 12 de junho de 1973, aos 17 anos, um mês e quatro dias de idade! Passei à reserva remunerada em 11 de julho de 2001.
No serviço ativo, cheguei à graduação de Suboficial que é a posição máxima das praças da Marinha do Brasil, através de concursos, desde o ingresso, aos demais cursos da carreira.
Foram 28 anos de "efetivo serviço" dedicados totalmente à Pátria!
Algumas vezes me questionam... o que é ser Fuzileiro Naval?
Bem, a resposta pode ser longa e complexa e pode ser curta e simples... nos dicionários de língua portuguesa, a expressão 'fuzileiro naval' é descrita como: fuzileiro = soldado armado de fuzil e naval = tudo que pertence à Marinha, daí se inferir que, 'Fuzileiro Naval é um soldado armado de fuzil que pertence à Marinha!'.
E na vida 'real', o que é ser um Fuzileiro Naval?
O Fuzileiro Naval, é um soldado altamente preparado, treinado, doutrinado e especializado na arte da guerra, tendo sua maior ênfase na guerra anfíbia ou operações anfíbias que são ataques lançados do mar para terra envolvendo forças navais, aeronavais e de fuzileiros navais. Daí se infere o grau de complexidade que uma operação anfíbia tem e, então, existe a necessidade de se ter um soldado com perfil totalmente diferenciado do soldado 'comum' [aqui não quero desprezar outros ramos das Forças Armadas, pelo contrário, todos os militares pertencem a um complexo de defesa que devem estar sempre prontos ao chamamento da nação!].
Quero, neste breve post, deixar meu agradecimento ao Corpo de Fuzileiros Navais e a Marinha do Brasil de ter tido o privilégio de ser um FUZILEIRO NAVAL!
ADSUMUS!
Suboficial FN ET/CN Ref.
Nenhum comentário:
Postar um comentário