quinta-feira, 23 de junho de 2022

O CÉREBRO: ESTE 'DESCONHECIDO'!

Noite do dia 22/23JUN22 sonhei que ganhava um prêmio por ter sido o melhor instrutor de Comunicações Navais da disciplina ‘Comunicações de Campanha: telefones de campanha, centrais telefônicas de campanha, cabos telefônicos de campanha. Teoria de funcionamento e emprego prático’.

Ok. Realmente fui instrutor desta disciplina nos anos de 1984 ou 1985 (não lembro o ano exato. Tenho que consultar minha CR só que, no momento estou na Noruega e a CR está no Brasil. KKKKK!!!). Na época era 3º Sargento FN CN e servia no então Batalhão de Comando do Comando da Divisão Anfíbia e fui escalado/destacado para o então CIAdestCFN (ou CIASC?...) fim ser instrutor desta disciplina.

O fato é que, já no final do período de aulas teóricas da disciplina em tela, levei à sala de aula os diversos equipamentos e ferramentas necessários para se montar um sistema de comunicações de campanha fio completo, para atender uma unidade de combate a nível de batalhão.

A sala de aula virou um ‘campo de batalha’ das Comunicações Navais – fio! Centrais telefônicas CTL 201 (as famosas centrais de emergência por serem muito simples sua instalação e operação), a central telefônica de campanha SB 22 PT, esta já continha mais recursos, mais sofisticada que a 201. Os telefones de campanha da época, o famoso TA 312 PT, telefone de fabricação americana; muito robusto, eficiente, excelente equipamento. E, finalmente, os cabos telefônicos de campanha: CAB 207, composto por três fios de cobre e quatro de aço que permitiam aos cabos terem uma resistência à tração de até 100kgf.

Em sala, foi demonstrado, com a participação dos alunos EZ CN, a montagem e funcionamento de todos os sistemas... Um verdadeiro emaranhado de cabos telefônicos para tudo que era lado!

Outro fato interessante foi que, quando entrei na sala de aula, havia um cidadão à paisana, sentado numa cadeira por trás da porta e eu ao o olhar, ele fez sinal de silêncio que ele ‘não estava ali’, que eu poderia dá minha aula normalmente... Só que, eu soube depois, que se tratava de uma espécie de ‘fiscal/avaliador’ dos instrutores! Um verdadeiro ‘terror’ para os instrutores! KKKKK! Dei minha aula conforme descrito acima... quando terminei a aula, com toda a sala re-arrumada, tudo ok, ele me chamou num canto e em voz baixa disse que não poderia avaliar minha aula pois se tratava de uma aula prática e fugia à abordagem dele... Me parabenizou pelo fato de, após toda a aula, fiz uma ‘avaliação’ e o resultado foi excelente, demonstrando que os alunos tinham absorvido os diversos assuntos abordados...

No entanto, o que me chamou a atenção foi que, estes fatos ocorreram há cerca de 38 anos! Estou distante do Brasil cerca de uns 9 mil km! Meu Deus! Que ‘loucura’! Loucura?

O CÉREBRO: ESTE DESCONHECIDO!


ADSUMUS!


Nota: links da fonte das imagens.

TA-312.agr.jpg (1471×928) (wikimedia.org)

SB-22.PT.jpg (516×470) (radionerds.com)

Central telefônica de campanha: SB 22/PT.

Telefone de campanha 'TA 312'.


Nenhum comentário: