quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A 1ª OpAnf nunca se esquece! KKKKK!

A primeira Operação Anfíbia que participei, aconteceu em dezembro de 1974, na região de Serinhaem, Pernambuco. [aqui tive que consultar minha CR fim colher os dados da data!  KKKKK!!!!]

Embarcamos no porto de Natal, RN, no Navio Desembarque de Carros de Combate - NDCC Garcia D'Avila e partimos para a região do desembarque.

Se não me falha a memória, eram dois pelotões de FN: um comandado pelo 1ºTen(A-FN) Alcides e outro pelo 1ºTen(A-FN) Nóbrega.

A travessia se deu normal.  Quem já embarcou nestes tipos de navios sabem que eles costumam 'balançar' muito em função de terem seus calados pequenos visto que, para desembarcar as viaturas, eles precisam 'abicar' na praia, ou seja, se aproximam da praia e descem uma rampa pela qual as viaturas e pessoal desembarcam para terra.

No dia "D" e na hora "H" se deu a abicagem com o consequente desembarque dos dois pelotões fazendo uma rápida progressão no terreno, cumprindo as condutas previstas para este tipo de operação.

Após 'a conquista do objetivo', o tenente Alcides reuniu o pessoal envolvido na operação e fez uma rápida palestra sobre o conceito das Operações Anfíbias.  Logo em seguida, reembarcamos e fizemos a travessia de volta para Natal, RN.

Mas o que ficou na minha memória de mais importante neste desembarque é que, o navio fez uma abicagem tão perfeita que, no momento do desembarque do pessoal, nem se que molhamos os solados dos boots!  KKKKKKK!  

Um desembarque anfíbio por superfície sem molhar os boots é um "milagre"! KKKKKKK!

Adsumus!

Um comentário:

Lucio Lucena disse...

Cabo Lírio... Só tinha um defeito, NÃO gostava de cachaça!?!?!?!