quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Comunicações 100%!

No período em que servi no Batalhão Humaitá, havia umas operações anfíbias nucleadas num batalhão de infantaria - as famosas "Anfibiex".

Numa dessas operações anfibiex, o Oficial de Comunicações/Comandante do PelCom, determinou que fosse feito um treinamento com o pessoal das comunicações, os operadores de rádio, no sentido de que, além do manuseio normal da operação dos equipamentos, deveríamos treinar mudança de frequências [canais] e de indicativos fonia das diversas estações rádio, em horários pré estabelecidos e em horários aleatórios.

Quem estudou ou viveu as comunicações numa Operação Anfíbia, sabe o grau de complexidade que é organizar as comunicações para atender todos os níveis de comando e controle de um teatro de operações anfíbias.

O rádio é largamente empregado em função da sua versatilidade, porém, em função das diversas situações climáticas em que os Fuzileiros Navais operam num desembarque anfíbio, os rádios devem atender parâmetros capazes de suportar estes diversos tipos de 'stress' a que são submetidos.

Nesta anfibiex conseguimos manter as comunicações funcionando antes, durante e até o 'câmbio final'.  A mudança de frequência [canal] e indicativos fonia em horários pré estabelecidos e aleatórios, foi um sucesso, visto que, conforme relatório posterior do pessoal da Guerra Eletrônica, estas medidas foram extremamente eficazes para dificultar o rastreio das diversas redes rádio pelo pessoal da radiogoniometria 'inimiga'.

Desta operação, ficou na minha memória uma frase do Sargento Alfeu, um CN oriundo do antigo quadro de sinaleiros [SI] conforme citado aqui, após nosso regresso ao Batalhão Humaitá, ele reuniu o pessoal envolvido na operação e teceu alguns comentários/críticas: "Estou com a alma lavada!  Agora posso pedi minha passagem para a reserva remunerada e dizer que participei de uma operação anfíbia em que as comunicações rádio 'falaram' do início ao fim"!

É lógico que a eficiência, eficácia e a efetividade são objetivos que devem ser perseguidos por todos os profissionais em seus respectivos ramos de atividade.

É difícil?  Sim!  Mas não é impossível!  Trabalho, determinação, estudo, ... são os ingredientes que levam ao sucesso!

Fiquei feliz em ter participado daquela anfibiex dando minha pequena parcela de colaboração ao sucesso das comunicações rádio do Pelotão de Comunicações da Companhia de Comando do Batalhão Humaitá.


Adsumus!




Nenhum comentário: