quarta-feira, 21 de maio de 2014

O que é do homem, o bicho não come!

O propósito deste post é mostrar que 'a verdade sempre vem à tona', que 'a mentira tem pernas curtas', ...

Vamos aos fatos!  No ano de 1982 fiz o curso de Formação de Sargentos Fuzileiros Navais, do Quadro de Comunicações Navais - CN.

Já escrevi aqui sobre a carreira das praças no Corpo de Fuzileiros Navais e aqui como uma questão do concurso ao curso de formação de sargentos CN, garantiu minha vaga em tal concurso.

Muito bem! Durante o curso, uns três alunos,  (éramos 15 alunos do curso de formação de sargentos CN), vinham disputando o primeiro lugar via notas das diversas disciplinas estudas e já avaliadas.

Da metade do curso até o final, o colega Melquizedek, deu uma 'disparada' nas notas de formas que ficou quase impossível lhe tirar o primeiro lugar que, na minha opinião, foi merecido! Aí a disputa ficou pelo segundo lugar.  

Fazendo uma avaliação do meu desempenho escolar, chequei à conclusão que no máximo ficaria em terceiro colocado, porém uma surpresa me esperava! Quando saiu a relação com a classificação final das colocações da turma, fiquei em SEXTO lugar!

Começou um 'muxoxo', como diz o baiano, na turma para saber o que houve com minha colocação.  Uns colega sugeriam que eu entrasse com um pedido de verificação das notas, outras sugeriam que eu ficasse na minha, ... Descobri um fato gravíssimo ao receber o meu histórico escolar! Ele, o histórico escolar, estava RASURADO com minha nota da disciplina "Ordem Unida" alterada para menos! [A nota inicial era 88, o segundo oito foi alterado para 7 ficando a nota 87!] Abaixo uma imagem 'scanner' do referido histórico onde pode se perceber a rasura.

Ok. Como só tomei conhecimento da rasura no momento em que praticamente já estava sendo desligado do Centro de Instrução para fazer o estágio de aplicação do curso na antiga Companhia de Ligação de Comunicação - CiaLigCom, baseada na Ilha das Flores, 'deixei prá lá', mas...

No ano de 1986 fiz o curso de 'Subespecialização em Eletrônica' no Centro de Instrução Almirante Wanderkolk e ao término do mesmo fui desligado para o então Centro de Reparos e Suprimentos Especiais do CFN, em Parada de Lucas.

No ano de 1987, foi criado o Quadro de Eletrônica no Corpo de Praças do CFN e alguns colegas CNs que tinham curso de eletrônica e eu, fomos transferidos para este novo quadro.

Em 1988 três colegas do antigo quadro de CN foram promovidos a segundo a sargento sendo que estes militares eram mais modernos que três colegas do novo quadro de eletrônica. Os três ETs entraram com pedido de promoção por 'ressarcimento de preterição'.  Este tipo de promoção é concedido em condições especiais para não prejudicar militares que, por atos da administração naval, venham a sofrer algum prejuízo da carreira e esta situação dos três militares do quadro de eletrônica era uma delas visto que eles tinham saído do seu antigo quadro de especialista CN para o novo quadro de ET para atender a administração naval.  Não foram voluntários!

Os três militares ET, se não me falha a memória, eram: Fernando Henrique Portugal, Osnil, e Abrahão.  Os três tiveram seus requerimentos de promoção por ressarcimento de preterição atendidos.

No ano de 1999 aconteceu comigo a mesma situação.  Entrei com o requerimento e fui prontamente atendido pela a administração naval do meu pleito.  Fui promovido a segundo sargento FN-ET sem perda da minha antiguidade relativa no meu antigo quadro de CN.

Em 1990 fiz o curso de aperfeiçoamento. Aqui a 'justiça' começou a ser feita visto que meus colegas de turma do curso de formação de sargentos CN, só iriam fazer tal curso no ano seguinte!  E qual é a importância deste curso antes da turma? Financeira! Pré requisito para a próxima promoção, ... 

Porém a 'justiça' só se consolidou no ano de 1994, quando fui promovido a primeiro sargento em 11 junho e da minha turma de sargentos CN, só o Melquizedek, o "Zero Um", foi promovido a primeiro sargento! O restante da turma só foi promovida em dezembro daquele ano.

Vejam como 'a justiça tarda mais não falha'! Naquela promoção de 11 de junho de 1994, eu 'assumi' minha verdadeira posição dentro da minha turma de sargentos, qual seja, o segundo lugar!  O "Zero Dois" da turma!

Naquela época, tomei conhecimento que alguns colegas CNs que se 'sentiram prejudicados', iriam interpor recurso ao Comando de Pessoal visto que eu era mais moderno  que eles. Se entraram, não ganharam! Vale lembrar que, naquela época, as promoções se davam dentro das vagas existentes em cada quadro, foi por isto que, na promoção a segundo sargento, aqueles colegas ETs que eram mais antigos do que os CNs que foram promovidos a segundo sargento por haver vagas no quadro de CN para a promoção a segundo sargento e no quadro de ET não havia vagas para nós e aí é que entra a figura jurídica da tal 'promoção por ressarcimento de preterição'.

Portanto, "o que é do homem, o bicho não come"! KKKKKK!


Adsumus!


Histórico Escolar - CForSG-CN/82






Nenhum comentário: