segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O SD-FN-IF-DIRCEU e a rampa da EDVP. Operação Dragão XII/1976.

Servi no Batalhão Paissandu, 3ºBtlInf, DivAnf, no período de setembro de 1976, procedente do 
Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, a março de 1977, quando fui desligado para o então Centro de Instrução e Adestramento do CFN, CIAdestCFN, atual Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, CIASC, fim fazer o Curso de Especialização de Comunicações Navais - EspCN/77.

Nesta rápida passagem pelo Batalhão Paissandu o que mais me marcou foi a participação na Operação Dragão/1976 - Dragão XII

As operações Dragão eram, creio, as  mais complexas realizadas pela Marinha do Brasil visto que envolviam meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais.  Era o coroamento anual dos exercícios militares conduzidos por nossa amada Marinha.

Naquela operação, o SD-FN-IF-Dirceu e eu estávamos embarcados na mesma Embarcação de Desembarque de Viaturas e Pessoal - EDVP.  Quando a EDVP abicou, a rampa que fica na proa da embarcação não abriu totalmente de maneiras que, o mais antigo embarcado deu ordens para que recuássemos para meia nau e popa fim facilitar o acesso da tripulação da embarcação a fazer manobras com o propósito de arriar a rampa e facilitar nosso desembarque na praia.

O Dirceu, um gaúcho alto e forte, pediu para ajudar na faina de arriar a rampa.  Deu um forte chute no meio da mesma de maneiras que ela arriou e a tropa embarcada vibrou, pois facilitou nosso desembarque, sem ter a necessidade de se desembarcar pelas bordas da embarcação, visto que, esta última alternativa, era mais complexa e os riscos de acidentes ou incidentes são maiores.  Quem já desembarcou de EDVP sabe o grau de dificuldade que é se desembarcar pelas 'bordas'.

Bravo Dirceu!

Adsumus! 


 

4 comentários:

Lucio Lucena disse...

É verdade! O desembarque pelas bordas da EDVP é uma manobra muito arriscada... Você tem uma memória fora do comum, pq não escreve um livro amigo? É muito fácil, é só publicar suas postagens! Seria um livro de Memórias de Fuzileiros Navais muito bem aceito, com certeza!!! Cordial Abraço. Lucio Lucena do "Saco Mucho".

Miguel Felix Barbosa disse...

Caro Lucio Lucena! Agradeço o incentivo em escrever o livro. Creio que, num futuro muito breve, o farei. Abraços, muita paz, saúde, felicidade e sucesso, muito sucesso!

Unknown disse...

CARO AMIGO E VETERANO BARBOSA,LENDO ESTA MENSAGEM MEMÓRIAS DE UM FUZILEIRO NAVAL ME VEIO NA MEMÓRIA DESSA OPERAÇÃO DRAGÃO DE 1976 Dragão XII.POIS SE ME LEMBRO BEM FIZEMOS EM MARAMBAIA EM 1976 NESSA OPERAÇÃO O SD-FN-IF-Dirceu E VOCÊ QUE ESTAVAM NO Desembarque de Viaturas e Pessoal - EDVP,E QUE EU SAIBA HOUVE UMA FALHA TÉCNICA NA RAMPA DA EDVP E TINHAMOS QUE DESEMBARACAR NA PARIA DA ILHA DE MARAMBAIA.VCS FORAM NOSSOS HERÓIS ,POIS VIBRAMOS MUITO NESSA OPERAÇÃO DRAGÃO...VETERANO FN BARCELLOS TURMA 1976 MARAMBAIA.ADSUMUS

Miguel Felix Barbosa disse...

Caro Veterano Sergio Barcellos! A região de operação do Batalhão Paissandu, na Dragão XII, conforme minha Caderneta Registro [CR], foi a região da Praia do Riacho, litoral do Espírito Santo [ES]. Raramente consulto documentos para fazer meus posts aqui neste blog visto que o meu objetivo é usar das 'minhas memórias conforme elas venham à minha memória', no entanto, em algumas situações sou obrigado consultar documentos fim não cometer erros sobre os dados relatados.
Agradeço sua participação na área de comentários do blog.

Adsumus!