sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Semana da Marinha em Porto Alegre, RS. Dezembro/1979

Já escrevi em vários posts que servi no Batalhão Humaitá, 2ºBtlInf/DivAnf, no período de março/78 a junho/82 quando fui desligado para o curso de Formação de Sargentos FN-CN.

Em dezembro de 1979, o batalhão recebeu uma mensagem do Comando da Divisão Anfíbia fim destacar um grupo de militares para participar das comemorações em homenagem à semana da Marinha em Porto Alegre, RS.

O soldado Bueno, que era do efetivo do Pelotão de Comunicações se voluntariou para participar da comissão, visto ser gaúcho e ter uma oportunidade de visitar os parentes na sua cidade de origem, porém alguns dias antes do desligamento para o embarque no Navio de Desembarque de Carros de Combate - NDCC Duque de Caxias, o Bueno teve um problema familiar e me solicitou se podia o substituir na missão.  De pronto aceitei em função de querer conhecer aquela cidade ha muito tempo.

Saímos do Porto do Rio de Janeiro.  A travessia se deu normal até a chegada na lagoa dos Patos quando a navegação passa a ser um pouco complexa em função da navegação ser em águas interiores, o que exige dos navegadores muita atenção às manobras com os navios.

Durante a semana da Marinha naquela cidade, o navio ficou aberto à visitação pública. Foi montado no tanque deck do navio uma exposição de fotos, material, uniformes, enfim, vários elementos que faziam a vinculação da nossa amada Marinha com a história do nosso país.

Houve uma demonstração de saltos de paraquedistas sendo os paraquedistas lançados de um helicóptero da nossa Marinha.  No local do alvo dos paraquedistas, tinha chovido e havia uma lâmina de água nesta região. Lembro que, um dos paraquedistas ao se aproximar do chão, manobrou o paraquedas de formas que seu choque com o solo foi o mais suave possível.  No entanto, a população que assistia ao salto, tinha a expectativa de que o paraquedista se chocasse ao solo e se molhasse todo!  Esta expectativa foi frustrada em função de que, a perícia do paraquedista foi tão eficaz que ele, ao tocar o solo, correu sobre as pontas dos boots, tipo um bailarino, molhando, pouquíssimo os boots e a população soltou um tremendo HAAAAAAA! de frustração! Eu ri à beça!

Um outro fato que ficou na minha memória foi um churrasco de costela minga na residência de um parente do meu colega Bueno.  Me serviram um vinho tinto seco [desde aquela época e até hoje, são meus preferidos!], para degustar com as costelas, porém o que me chamou à atenção foi a rapidez com que os gaúchos saboreavam a carne!  Cada um com sua faca especialmente preparada para tais eventos!  Foi uma delícia que ficou na memória até hoje!  

Obrigado à Marinha do Brasil e ao povo gaúcho por ter me dado a oportunidade de viver momentos tão maravilhosos que estão gravados na minha memória até hoje!


Adsumus!

Nenhum comentário: