terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Operação Coroex/1982, CIAdest-CFN

Sou da turma de Sargentos Fuzileiros Navais de 1982, formado no Centro de Instrução e Adestramento do Corpo de Fuzileiros Navais, CIAdestCFN atual Centro de Instrução Almirante Sylvio de Carmargo - CIASC.

Naquele ano foi formado cerca de 400 sargentos  das várias especialidades das praças do Corpo de Fuzileiros Navais.  Eu era do Quadro de Comunicações Navais - CN.

Na conclusão do curso, lá pelo mês novembro, houve uma semana de adestramento na Ilha da Marambaia em que todos os alunos dos cursos de formação de sargentos participaram, tendo as diversas atividades planejadas sendo executadas por nós alunos e gerenciadas e fiscalizadas pelos diversos instrutores dos cursos.

Neste tipo de atividade é natural surgir colegas que se destacam por diversos motivos.  Neste evento não foi diferente. O 'homem fera', o 'explosor', o 'botijão de nicotina',  ... Cada apelido destes surgiu em função de ações que marcaram os colegas que receberam os tais cognomes.

A travessia de retorno da manobra, entre a Ilha da Marambaia e o continente, foi feita num rebocador e, durante esta travessia, surgiu a ideia de um concurso musical tendo como tema a 'Operação Coroex/82'.

A música vencedora do certame foi a do meu pelotão!

A letra tem algumas frases que ficaram na minha memória.  Letra cantada em ritmo de 'pagode'.


"Quem pagou pagou / quem não pagou não paga mais  - bis... [refrão]

... Hê Marambaia! de ti não esqueceremos jamais /
 aqui se pagou todos 'pecados' /

 mas combatente é tudo isto e muito mais, muito mais / 

na pista de tiro extintivo / quem tinha 'pecado' pagou / 

foi  'o homem fera', 'o botijão de nicotina' e 'o explosor'!

Quem pagou, pagou / quem não pagou não paga mais / bis... [refrão].

Adsumus!

PS: caso algum colega de turma possa completar a letra da música, o blog agradece.
Formatura do Curso de Formação de Sargentos FNs turma 1982. Foto cedida pelo colega Orlando Nunes.

Foto da Operação Coroex 1982. Foto cedida pelo colega Orlando Nunes.

3 comentários:

Unknown disse...

Despreparado..desonesto e inconpetente e patoreba e o que eles falavam pra gente...mais turma nao desanimou fe peito erguido a Coroex...Terminou...Quem pagou pagou ..quem nao.pagou nao paga mais...Autoria do Fonseca

Unknown disse...

Turma de infantaria 1982.

Unknown disse...

Aqui se pagou todos os pecados.mais combatente e isso e muito mais na pista do tiro instintivo quem tinha pecado pro homem pagou..e bujao de nicotina era homem fera e o.explosor..quem pagou.pagou...