segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A teoria do caos e a situação atual do Brasil

 O artigo de opinião abaixo, foi postado, inicialmente, no blog "AutoIndustrial" hospedado no Portal Militar.

A teoria do caos e a situação atual do Brasil

A ‘teoria do caos’ sugere que, na natureza, muitos dos fenômenos são possíveis de se determinar suas ocorrências, apesar de serem desencadeados por ‘n’ fatores que, aparentemente, não tem conexão.

“A ideia é que uma pequena variação nas condições em determinado ponto de um sistema dinâmico pode ter consequências de proporções inimagináveis. "O bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque."” (1).

Um modo de demonstrar, na prática, como funciona esta questão do ‘bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque’, é fazendo o seguinte experimento: coloque um copo sobre uma superfície plana, uma mesa, por exemplo, e comece a enchê-lo com água.  Quando a água estiver próxima a transbordar, pare de encher o copo e encha um conta gotas com a água e continue enchendo o copo com o conta gotas.  Pronto!  Haverá ‘uma gota’ que irá provocar o transbordamento da água sobre a mesa!  Esta ‘gota’ que provocou o transbordamento é o ‘bater de asas da borboleta’. Ficou claro o raciocínio da ‘teoria do caos’?

Bem, e que relação tem esta teoria com a situação atual do Brasil?
Este ano houve vários fatos que, aparentemente, não tem conexão, mas que, quando analisados adequadamente, sugerem ser ‘um sistema dinâmico que pode ter consequências de proporções inimagináveis’!

Se não, vejamos:

Nos movimentos dos protestos pelo tal passe livre ou a diferença de R$ 0,20 – vinte centavos – nas passagens de ônibus, em diversas capitais e cidades do país, seus idealizadores pensaram que teriam o domínio das massas que foram às ruas protestar, porém, a realidade foi bastante diferente visto que bandeiras de partidos políticos e sindicatos foram queimadas, numa clara demonstração de revolta popular com os desmandos dos nossos representantes nas diversas esferas de governo.

Já ouvi, ‘sem querer querendo’ (rsrsrsrs!) pessoas dizerem que, se tivessem condições, se encheriam de bombas e se iriam explodir junto com senadores, deputados federais, enfim, com políticos de todos os matizes, judiciário e poder executivo, numa outra franca demonstração de insatisfação com nossos governantes.

Li, vi e ouvi em diversas mídias fatos de reação de populares à agressão dos meliantes: uma cidadã perseguiu e atropelou com seu carro dois meliantes numa moto que lhe assaltaram num semáforo (São Paulo); um cidadão comerciante, após vários assaltos ao seu estabelecimento comercial, no último assalto, os meliantes fugiram numa moto e ele os perseguiu com seu carro e os atropelou, vindo um deles a óbito (Parnamirim, RN); vi um post no facebook em que um cidadão matou a pauladas um pedófilo que seviciou sua filha de apenas 10 anos!; e, ... [a lista é longa! Só as reticências para me salvar!]

A sensação que tenho é como se estivéssemos com um barril de pólvora pronto a explodir!  Só falta o ‘bater de asas da borboleta’!

Portanto, caros(as) políticos(as), se cuidem no ano de 2014 quando forem às ruas fazer comícios e pedi votos pois as ‘asas das borboletas poderão provocar um furacão’ nas suas vidas!


Adsumus!

(   (1) http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_caos


Um comentário:

Miguel Felix Barbosa disse...

Mais um fato para confirmar o que escrevi no post. http://varelanoticias.com.br/mulher-reage-a-assalto-na-orla-mata-um-criminoso-e-deixa-outro-ferido/#.UqkQ8ScuJi4