quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

"Não existe imprensa livre e isenta"

O post abaixo foi, inicialmente, publicado aqui, o qual o blog está repercutindo.

Uma boa leitura!

"Não existe imprensa livre e isenta!

O propósito deste post é ‘provar’ a tese do título do post usando simplesmente a razão!  O raciocínio lógico!  

Vamos lá!?  Suponha que você, caro(a) leitor(a) é jornalista de um grande órgão da imprensa que atinge 100% de uma dada população [município, estado ou país] e que, em função da penetração deste órgão de imprensa em todas as camadas sociais da área geográfica coberta, movimenta grandes somas de dinheiro em publicidade tanto privado quanto do setor público e, numa investigação jornalística, você descobre que o dono deste órgão de imprensa está envolvido até a alma em falcatruas!

Você ao descobrir as falcatruas do seu patrão, também encontrou farta documentação que fazem a prova material destas falcatruas.  E agora vem o grande dilema: você terá coragem de preparar uma matéria denunciando seu patrão? Você terá coragem de, em nome da liberdade de expressão e isenção jornalística, repassar estes dados a outro órgão de imprensa para divulgação?
Creio que, em nenhuma das hipóteses levantadas no parágrafo anterior, você caro(a) leitor(a) ‘jornalista’ terá esta coragem!

Agora vamos partir para outra hipótese [no universo científico/acadêmico, sempre se usa situações hipotéticas para, com o uso do raciocínio lógico, provar uma tese. A tese do “Domínio do fato” levantada pelo presidente do STF, Ministro Joaquim Barbosa, no julgamento do ‘mensalão’, é um exemplo clássico!].  Vamos supor que você foi escalado, como jornalista – lembre-se: você é jornalista! – para cobrir um escândalo financeiro provocado por agentes públicos, figurões da sociedade onde atua seu órgão de imprensa! Nas investigações para produzir sua matéria, você encontrou, novamente seu patrão envolvido na maracutaia! – Eita patrão ‘maracuteiro’!  E agora ‘José’!? Você cita seu patrão na sua matéria como envolvido ou faz a defesa do mesmo?

Deu para perceber que não existe ‘imprensa livre e isenta’?

Até aqui nos nossos posts ‘bloguistas’ também não somos isentos e livres visto que sempre estamos tomando um partido, fazendo a defesa de um lado da história! Lembrando que “toda história tem dois lados” (Jonh A. DeVito, no “Livro Apócrifo do Diabo”).

Para finalizar, você leitor(a) jornalista, faça seu julgamento. 

Adsumus!"

PS: Artigo de opinião publicado em:

http://www.militar.com.br/blog27054-N%C3%A3o-existe-imprensa-livre-e-isenta#.UqCSCycQOaA , blog hospedado em www.militar.com.br



Nenhum comentário: