quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O Tempo!

O tempo é uma criação humana em função da nossa limitação temporal - nascemos, vivemos e morremos. Suponha um ser 'eterno' - que sempre existiu e existirá.  Para este 'ser' o tempo não existe visto que ele, o 'ser', por ser eterno, a ideia de tempo não existe!

Para a maioria dos ocidentais o tempo é 'linear' em função da crença de termos uma só existência, uma só vida, conceito surgido com base na teologia cristã que, depois da morte física, o resto é eternidade...

Já para os orientais, em especial aqueles que foram educados nas filosofias búdicas, o tempo é 'circular' em função da crença da reencarnação de onde surge a ideia de que 'o príncipe de hoje poderá ser o mendigo amanhã e vice-versa'.

E agora?  Qual dos conceitos de tempo está certo?  Na minha opinião, depende do referencial! Se você acredita na reencarnação da alma ou espírito, o seu tempo será 'circular' visto que, após a sua transição - a morte biológica, seu espírito reencarnará.  No entanto, se suas crenças não admitem a reencarnação da alma ou espírito, seu tempo será 'linear' e daí surge a necessidade da pressa, da correria visto que você só tem esta 'vida' para cumprir suas realizações, suas metas, objetivos, ...

Esta questão do tempo 'circular' é interessante!  Num livro sobre o atual líder espiritual tibetano, o Dalai Lama - este termo é um título! Seu nome de nascimento é JetsunJamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso, foi perguntado ao Dalai Lama se ele se arrependia de algo que tenha feito e ele respondeu que sim, que tinha um amigo Lama o qual numa conversa sobre um determinado exercício ioga para atingir um  grau de espiritualidade, o Dalai Lama informou ao amigo que ele não poderia praticar tal exercício em função da idade visto que, aquele tipo de exercício deveria ter sido praticado numa idade mais jovem.  Após esta conversa o amigo Lama se suicidou com o propósito de, na próxima encarnação, executar o tal exercício.  Ao tomar conhecimento do suicídio do amigo, o Dalai Lama ficou muito triste e, ao mesmo tempo, com um sentimento de culpa em relação à morte do amigo.

Portanto, o tempo... circular, linear ou não existe?




Adsumus!

 


Nenhum comentário: