terça-feira, 29 de abril de 2014

AN-PRC47. Chegada ao Batalhão Humaitá.

Já escrevi em diversos posts  do blog que servi no Batalhão Humaitá [2ºBtlInf/DivAnf] no período de março de 1978 a junho de 1982.

Creio que, se não me falha a memória, o equipamento rádio de comunicações AN-PRC47 foi entregue ao Batalhão Humaitá no ano de 1978.

As letras da nomenclatura:

AN - Army and Navy - Exército e Marinha; e,
PRC - portable radio comunicaction - rádio portátil de comunicação.  O número se refere à série de fabricação.

O equipamento foi entregue ao batalhão instalado numa viatura 3/4 ton/tne [jeep]. 

Principais características:

-modulação: AM/SSB [amplitude modulada com bandas laterais singelas superior e inferior];

-potência do transmissor: 100 watts [pico a pico]; e,

-operação de voz [fonia, A3], CW [A1] e MCW [A2].

Era empregado para comunicações de longa distância em função das características do seu transmissor e tipos de modulação.

Bem, após esta rápida apresentação do equipamento, vamos ao fato que me veio à memória em relação a este equipamento.

Quando a viatura com o equipamento foi apresentada ao batalhão, o pessoal de comunicações se reuniu em torno da viatura e, os mais antigos querendo "apresentar serviço" ao Oficial de Comunicações [kkkkk], tentaram ligar o equipamento sem obter sucesso e alguns já foram logo 'malhando' o rádio etc et tal...

O meu amigo Hélio [ já escrevi aqui sobre ele] e eu, esperamos o pessoal se afastar da viatura e nos aproximamos do rádio.  Pegamos a tampa que encobria o painel de controle onde, na parte interna, tinha um resumo de como operar o equipamento, em língua inglesa!

Saquei do bolso do uniforme, meu mini dicionário de inglês/português e juntando os conhecimentos de operação adquiridos no curso de especialização, fomos seguindo o passo-a-passo para as configurações do equipamento fim deixá-lo em condições de operar.

Em pouco tempo estávamos com o famoso 'SSB' no ar!

Aí os demais colegas que tinham se afastados voltaram à viatura e procuraram saber como foi que conseguimos fazer o rádio funcionar e, então, explicamos que estudamos o referido rádio no nosso curso de especialização CN.

A partir daquele momento, o meu amigo Hélio e eu passamos a angariar o respeito dos demais colegas mais antigos do batalhão.


Adsumus!

Nenhum comentário: