domingo, 24 de novembro de 2013

Aluno aplicado! KKKK!!!

Como comentado em "Como aprendi a ler e escrever no sítio", nosso retorno para morar em Natal foi a necessidade de minha irmã e eu termos que estudar.

No bairro das Quintas, Natal, RN, à rua Salete, por trás do Mercado Público do bairro, existia uma senhora que dava aulas particulares de formas que minha mãe me encaminhou para estudar com esta senhora.

Naquela época o termo 'desarnar' era atribuído às pessoas que estavam aprendendo a ler, escrever ou uma profissão, de formas que a tal professora tinha a missão de me ensinar a 'desarnar'! Só que tinha um detalhe: eu já sabia ler e escrever!  Quem me ensinou foi minha mãe lá no sítio no lugarejo "Olho d'Água", próximo a cidade Pureza, RN, onde moramos de 1960 a 63 ou 64.

Após uns dois meses de aula, a professora chamou a minha mãe e informou que eu estava adiantado e que deveria mudar de sala de aula - nível escolar.  

Estes fatos ocorreram no ano de 1964 e no ano de 1965 fui estudar numa escola que atualmente tem o nome de "Ferreira Itajubá" cujas instalações na rua dos Pêgas, no final da rua São Geraldo, bairro das Quintas.  Na época a escola era coberta com palhas - folhas de coqueiros? -, o piso era de cimento, não tinha paredes, os locais de acento dos alunos eram bancos enormes de madeira, o quadro de giz era pintado na cor preta. Não tenho certeza, mas acredito que o livro texto para estudo era a famosa "Cartilha de Sarita"!

Nos anos de 1966 a 1970 estudei na "Escola Maria Montezuma".  Esta escola existe até hoje e continua suas instalações no mesmo lugar na Avenida Bernardo Vieira, bairro das Quintas.

Estes cinco de anos de Ensino Primário foram de uma importância fundamental na minha formação pessoal!  Durante estes anos, um grupo de quatro a cinco alunos, inclusive eu!, disputávamos acirradamente ser o primeiro lugar no final de cada ano escolar! Os alunos que se alternavam, que eu me lembre, eram: Socorro Pereira, Carminha , Hilton, o mineiro, e eu.

Uma diretora que provocou uma verdadeira revolução na escola foi a professora Marivan que, logo no início da sua administração, fez uma 'vaquinha' com os pais dos alunos e comprou um mimeógrafo - uma máquina para copiar documentos! com o objetivo de fazer cópias, além dos documentos escolares, também das provas que eram aplicadas mensalmente para cada turma!

Um outro evento criado pela diretora Marivam foi um passeio anual ao Forte dos Reis Magos!  Uma visita esperada por todos os alunos!

O post está ficando 'longo'! Escreverei outros sobre este período da minha vida!

Até lá!


Adsumus!

Nenhum comentário: