Na época - 1973 - as disciplinas estudadas num curso de formação de soldados Fuzileiros Navais eram:
-Ordem Unida;
-Operações Anfíbias;
-Armamento;
-Primeiros Socorros;
-Guerra Química, Biológica e Nuclar;
-Topografia;
-Defesa Pessoal;
-Natação;
-Guerra Revolucionária; e,
-Regulamentos, normas, leis, com ênfase na Constituição Brasileira, Direito Civil, Código de Processo Militar, Estatuto dos Militares.
A ordem unida é uma disciplina básica para qualquer formação militar em função de que é a ferramenta para desenvolver o espírito de corpo, a ideia de equipe, a importância do 'um por todos e todos por um', para desenvolver a liderança, se aprender a 'obedecer e comandar'. Enfim, é uma disciplina imprescindível na formação militar.
As Operações Anfíbias são a razão de ser dos Fuzileiros Navais! É uma das operações de guerra mais complexas visto que envolve Forças Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais. Na maioria dos manuais de OpAnf o conceito deste tipo operação é: "Um ataque lançado do mar para terra, envolvendo Forças Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais, compreendendo um desembarque numa praia hostil (inimiga) com o objetivo de conquistar e manter a cabeça de praia (alguns autores costumam chamar 'cabeça de ponte')".
Armamento: na época, os armamentos estudados foram a pistola Colt45, o Fuzila Automático Leve (FAL), o Fuzil Automático Pesado (FAPe), a metralhadora refrigerada a gás - MAG, a submetralhadora INA, as granadas de mão 'ofensivas e defensivas' e as granadas de bocal - usadas nos bocais dos fuzis com munição especial.
Os primeiros socorros se aprende como lidar com situações de urgência e emergência, respiração artificial, pequenos curativos, transporte de feridos, fazer a imobilização de um membro, ...
Na guerra QBN estuda-se aspectos de como se proteger dos agentes químicos agressivos ao organismo humano com uso de máscaras contra gases, roupas especiais, ...
A topografia, como o próprio nome sugere, trata-se de representar numa folha de papel o relevo de uma dada região com seus acidentes geográficos naturais e artificiais, com uso de símbolos e escala para orientação no terreno com o uso da bússola ou sem esta última. Trata-se de uma ferramenta tão importante para o soldado como seu armamento pessoal.
A defesa pessoal trata de um treinamento com o fito de preparar o combatente anfíbio numa possível luta corpo-a-corpo, com uso das mãos, pés e armas branca como uma faca ou baioneta ou até mesmo de um fuzil que esteja sem munição.
A natação faz parte do dia do Fuzileiro Naval. Sem comentários.
A guerra revolucionária trata das guerras de cunho ideológico contrário àquele que a maioria do povo de uma nação é contra. Por exemplo: no Brasil já houve várias tentativas de imposição do comunismo/socialismo, um regime, como se sabe, tirano e que, portanto, contrário ao interesse do povo brasileiro visto que ninguém, em sã consciência, quer viver sob um regime ditatorial. Portanto, esta disciplina trata de como se lidar com situações contra-guerrilha, terrorismo e afins.
O estudo das normas, leis, regulamentos faz parte da vida do militar desde seu ingresso numa Força Militar até sua morte, visto que todo cidadão que se presa como tal, deve procurar se informar sobre as leis do seus país. Não é um favor, é uma obrigação!
Além destas disciplinas, tem algumas que não lembro o nome certo como, por exemplo, a maneira, a técnica de se comportar numa marcha a pé, numa viatura tipo caminhão, viaturas blindadas, os conceitos de acampamento, bivaque e acantonamento, tipos das principais aeronaves que os Fuzileiros Navais podem usar para transporte como o C-130, C-90 e helicópteros. A questão do uso dos navios transportes de tropa, de apoio de fogo naval, aeródromos e afins, estão incluídos no estudo das Operações Anfíbias.
Creio que, este post, de uma forma bem resumida, deu para fazer uma pequena amostragem dos estudos que formam a base de um Fuzileiro Naval.
Adsumus!
PS: Quero deixar claro que estou usando como 'fonte de consulta' única e exclusivamente meu cérebro, ok?! Portanto, qualquer 'falha', caro(a) leitor(a) podem descer o 'cajado' na área de comentários, valendo salientar que estou buscando na memória fatos ocorridos há 40 anos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário