No outro post escrevi sobre os 50 jovens alunos do Curso de Formação de Soldado Fuzileiro Naval da Turma-I/73 do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal.
Neste post vou comentar sobre oficiais e praças da época no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal.
O Comandante era o Capitão-de-Corveta (FN) Angelo Gouveia. Nosso Comandante da Unidade.
A Imediatice, se não me falha a memória, quem estava respondendo era o 1ºTen(A-FN) Alcides. Uma pessoa com uma capacidade humanística muita elevada! Outro oficial era o 1ºTen(A-FN) Nóbrega que respondia pelo S-4 - o homem da logística. O 1ºTen(QC-FN) Barreto respondia pelo S-1 (Pessoal), o 1ºTen(QC-FN) Wellington, S-3 - operações, o oficial Cirugião-Dentista o 1ºTen(CD) Moreira. Não lembro dos demais oficiais.
Responsáveis direto pela Escola de Recrutas: 2ºSF-IF Bezerra. O Sargento Bezerra ficou poucas semanas nesta função em virtude de ter sofrido um acidente numa partida de futebol e teve uma perna imobilizada de formas que não poderia acompanhar a turma. Foi substituído pelo 2ºSF-FN-IF João Vieira, conhecido como 'o pai dos recrutas', militar experiente nesta função em virtude de já ter formado, à época, várias turmas de Fuzileiros Navais.
Os demais componentes da equipe de instrutores: CB-FN-IF Neri, CB-FN-IF Rivaldo, CB-FN-IF Chagas e o CB-FN-IF Queiroz.
Cada um dos cabos de uma sua maneira peculiar de lidar com nós recrutas. O Cabo Neri exercia uma liderança mais forte que os demais. Um disciplinador nato! O Cabo Rivaldo também seguia uma linha semelhante ao Cabo Neri, porém mais flexível. O Cabo Chagas idem, porém tinha uma variação de humor mais acentuada. O Cabo Queiroz gostava de, após o expediente, nos reunir e nos dá conselhos sobre a vida em geral, com ênfase na parte financeira - após ser reformado por questões de saúde, o Cabo Queiroz tornou-se um empresário bem sucedido aqui em Natal, com a famosa rede de "Superete Queiroz", lá pelos anos 80/90.
Aqui, da minha parte, quero deixar o registro de agradecimento a estes Senhores que tiveram uma parcela de suma importância na nossa formação militar, cívica e social.
Adsumus!
2 comentários:
Caro Miguel, vc me fez lembrar meus bons tempos! Quase todos os instrutores que você citou, foram também nossos da 1ª turma de fuzileiros Navais nas instalações atuais do GFNNatal (antigo CIAT) em 1971, quando o Gpt mudou da Base para o CIAT. Forte abraço.
Lucio Lucena do Blog "Saco Mucho" www.sacomucho.blogspot.com AD SUMUS!
Caro Lucena! Agradeço o comentário e a divulgação da página no seu famoso blog "Saco Mucho". Abraços e boa sorte!
Postar um comentário