quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Operador de torre de controle. KKK!

Numa operação na Ilha da Marambaia - não lembro o ano e nem vou consultar minha Caderneta Registro! Rsrsrsrs! - na  região conhecida na Marambaia como 'campo de pouso', estávamos o Capitão-Tenente (FN) Paranhos, o soldado Carvalho, seu mensageiro e eu como radio-operador guarnecendo nosso famoso EB11-ERC110 (PRC-77 na nomenclatura americana!), fazendo um reconhecimento quando recebi pelo rádio uma informação de que o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComtFFE) estava se aproximando da região num helicóptero e que o mesmo deveria pousar na área do 'campo de pouso'.

Passei a informação ao capitão Paranhos e se iniciou uma 'correria' fim preparar um local adequado e seguro para que a aeronave pudesse pousar com segurança visto que o mato na área do campo de pouso estava um pouco alto. 

O capitão Paranhos me deu ordens para ficar guarnecendo o rádio e em contato com o piloto pois já estava de posse de uma frequência em VHF e os indicativos fonia para comunicação entre  a aeronave e eu.  O capitão e o soldado se deslocaram com facões fim preparar a área de pouso e uma 'biruta' foi improvisada com uma camiseta branca amarrada numa varra de bambu que fazia contraste com o verde das árvores! - eita criatividade hem?! KKK! Você, jovem, que ler este post e pretende ser da Marinha, saiba que uma das características dos homens e mulheres do mar é a 'criatividade'! - A 'biruta' é um instrumento auxiliar da navegação aérea para o pouso e decolagem de aeronaves, em especial os helicópteros, visto que informa a direção do vento de modos que o piloto possa manobrar a aeronave conforme esta informação.

Creio que foi a 'construção' mais rápida do mundo de um heliponto! KKK!

Alguns minutos depois começou o contato pelo rádio.  Um hábito que adquiri, como rádio-operador e Fuzileiro Naval, foi, sempre que ia participar de uma operação, ter uma carta topográfica da região - atualizada! Neste caso, não foi diferente, quando recebi a ordem do capitão para guarnecer permanentemente o rádio e ficar em contato com o piloto, pequei minha carta da Ilha da Marambaia e a orientei, tomando como referência os acidentes geográficos naturais da região e, em especial o campo de pouso, de formas que, com estes dados, pudesse auxiliar o piloto do He na aproximação da área de pouso como se fosse um 'operador de torre de controle'! KKKKKKK!

O fato é que, apesar de todas as dificuldades inerentes à situação, o capitão Paranhos cumpriu com esmero o papel de  sinalizador e/ou orientador de voo e conseguimos auxiliar o piloto a pousar a aeronave com segurança e receber nosso Comandante da FFE!

Adsumus!




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