quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Curso de Formação: Soldado Fuzileiro Naval

No outro post [click aqui para ler o outro post!] sobre minha vida no Corpo de Fuzileiros Navais, terminei com nosso Juramento à Bandeira Nacional.

Neste post pretendo lembrar os nomes dos colegas da minha turma.  Turma I/73 do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal.

01 - Marco - 'meiota'.  Este apelido foi dado ao '01' em função da sua estatura e gostar de uma 'branguinha'.  01 era o mais velho da turma.  Sua idade já passava dos 20 anos.

02 - Ramos, Severino Ramos - o 'cantor'.  Este apelido foi dado ao '02' por ele imitar a voz do Roberto Carlos.

03 - Leão - o leão manso. Uma pessoa calma, tranquila. 

04 - Dasso - pisca-pisca.  O '04' recebeu esta alcunha em função de ter o hábito ficar piscando os olhos.

05 - Wilson - 'o dunga'.  Este apelido caiu como uma luva no '05' pelo motivo de quando ele se irritava ficava vermelho - tinha a pele clara - e suas feições ficavam parecidas com do anão dunga do conto de fadas. Rsrsrs...

06 - Sena - o negão rebardado!  O próprio apelido já sugere a origem.

07 - Chaves - não lembro se o '07' tinha algum apelido.  A última vez que o encontrei foi aqui em Natal, próximo ao Praia Shopping num condomínio onde ele residia.

08 - Palhares - o bico de papagaio.  Tinha a pele branca e um nariz que parecia com o bico de papagaio.

09 - Armando - bundão.  Não precisa explicar a origem do apelido, precisa?

10 - Paulo - bolinha ou bola sete.  Na Marinha costumamos chamar de bola sete àqueles militares que 'não querem nada'.  O '10' tinha a pele branca.  Também o chamávamos de 'Paulo Galego'.

11- Roberto, 'pata choca'.

12 - Sampaio - 'ss' - 'sempre sampaio'.  Tudo que era 'muvuca', 'rolo', o '12', na maioria das vezes, estava envolvido.  Eis aí a origem do 'sempre sampaio'!

13 - Berginaldo. Grandão! Um dos que formavam a testa das formaturas da turma.

14 - Ferreira - Geraldo Ferreira dos Santos, o 'puxa-saco'.  O '14' é difícil de esquecer pois vivemos uma parcela de nossas adolescências juntos.  Morávamos próximos no Bairro das Quintas.

15 - Nerinaldo, 'negão'.

16 - Jerômino - sete xepas.  Como o próprio apelido sugere, o '16' recebeu este apelido em função do seu apetite voraz!  Interessante é que ele não engordava!  Tinha um corpo atlético.  O '16' cursou Artilharia.  Fez curso de paraquedismo militar. Chegou à graduação máxima das praças da Marinha: Suboficial. 

17 - Gonçalves - mossoró.  O '17' ganhou este apelido em função da sua cidade de origem.  Cursou infantaria e chegou à graduação de Suboficial.  Um grande colega.

18 -  Pereira, o 'carão'. 

19 - Borges, 'rato de sucata.

20 - Gouveia - João Gouveia!  Grande amigo, irmão camarada!  Muito tranquilo, era hábil na lida com as ferramentas de marcenaria e carpintaria.  Um verdadeiro mestre nestas artes!

21 - Graco. Não lembro mais nada sobre o '21'.

22 - Milton - 'Milton de Pedro Etelvino'.  O '22' era filho do Cabo FN IF Pedro Etelvino, um grande alfaiate!  O '22' cursou 'Escrita e Fazenda'.  Chegou à graduação de 2º sargento e pediu para sair pela famosa cota compulsória. 

23 - Bezerra - 'Ceará Mirim'.  Na minha turma tinha uns três colegas de Ceará Mirim.

24 - Lima - 'pé-de-pato'.  O '24' era baterista!  Não fez carreira nas fileiras do CFN e pediu licenciamento.

25 - Adelmo - Adelmo Gonçalves dos Santos - 'cara de jaca' por ter o rosto coberto de espinhas.  Também não fez carreira no CFN.  Atualmente o '25' é um bem sucedido empresário na área de compra e venda de automóveis usados aqui em Natal, RN.  Fico feliz em escrever sobre o '25' em saber que ele vive muito bem, graças a Deus!

26 - Itamar - 'boi tungão'.  Este apelido foi dado pelo Cabo FN IF Neri, um dos nossos instrutores no curso de formação de soldados FN.  O '26' chegou à graduação de 2º sargento aperfeiçoado em eletrônica - ele fez um curso equivalente aos atuais cursos de tecnologia!  Pediu licenciamento do serviço ativo aos 16 anos de serviço por questões familiares e voltou à Natal, onde trabalhou como escrivão da Polícia Civil.  Atualmente ele é funcionário da Justiça.  Meu irmão camarada!

27 - Oliveira, 'Maciste' [in memoriam]. 

28 - Aroldo - 'a bicha'.  O '28' era uma das diversões da turma!  Ele era loiro, dos olhos verdes, estatura mediana e, para divertir a turma, pegava a toalha de banho e enrolava no corpo parecendo uma minissaia!  Desfilava no meio do alojamento para 'deleite' da turma!  KKKKK! 

29 - Firmino - Erasmo Firmino da Silva - 'negão fifita'.  O '29' tenho um orgulho muito especial dele!  O '29' só ficou os três anos iniciais da carreira no CFN.  Graduou-se em medicina pela UFRN.  Ingressou na Polícia Militar do RN como Oficial Médico - ele é neurologista!.  Atualmente o '29' é Coronel PM Médico e está em Mossoró.  Meu 'irmão de filosofia' de 'Armas'!

30 - Marlon - 'malooonnn' - o apelido do 30 só é possível se pronunciando a palavra!  Não sei como escrever o som!  Foi um apelido dado também pelo nosso Cabo Neri!  Há mais de 37 anos que não tenho notícias do '30'.

31 - Omar - 'queixada de jumento'.  Um 'galegão' de uns 1,80m de altura.  Era um dos que formavam a 'testa' das formaturas da turma por sua altura.

32 - Ronaldo - filho do Suboficial FN IF Geraldo. Não lembro do apelido do '32', mas sei que ele tinha um!  O '32' foi reformado por questões de saúde.

33 - Marconi - 'cabo mola'. A origem do apelido 'cabo mola' foi resultante dele 'pagar' muitos 'pulinhos de galo'. O '33' foi uma figura que marcou a turma por está sempre ponderando e aí, já viu, 'paga 10!' KKK! No futebol era goleiro.  Teve problemas de saúde com um dos joelhos que o tornou incapaz para o serviço ativo de formas que foi reformado.  Atualmente o '33' toca contra-baixo numa banda aqui em Natal.

34 - Campos - 'siri na lata'.  Era um dos cearamirinenses da turma.  Brabo! KKKK!!!

35 - Souza - Luis Alves de Souza - 'mãe'.  Não lembro a origem do apelido.  O '35' cursou infantaria.  Pediu licenciamento no sexto ano de serviço ativo e veio para Natal onde ingressou na Petrobras.  Há uns dois anos fiz contato telefônico com o mesmo e ele me informou que estava se preparando para se aposentar.

36 - Siqueira - 'professor pardal'.  A origem deste apelido é relativo ao corte de cabelo 'reco' que ficou parecendo com  o professor pardal das histórias em quadrinhos.  Também não tenho notícias há mais de 35 anos do '36'.

37 -Avelino - o barbeiro, de Caicó.  O '37' foi o recruta que ganhou maior preparo físico durante o curso! 'Marreta'! era assim que os cabos instrutores tratavam os alunos que tinham excelente preparo físico!  As últimas informações sobre o '37': deu baixa do CFN, graduou-se em matemática e música, tem um cursinho preparatório para concursos públicos na Ilha do Governador, RJ.

38 - Davi, 'bufa de anu'.

39 - Carlos - 'negão caaarrrllloooos'.  O '39' também não fez carreira militar.  Graduou-se, fez mestrado e doutorado na área de administração.  No nosso último encontro o ano passado no supermercado Extra, Capim Macio, o mesmo me informou que estava também se preparando para se aposentar como professor da Universidade Federal da Paraíba e iria ficar com as atividades de prestar consultoria.

40 - Camboim - 'meninão'.  Pense num apelido que deu certo!  O '40' realmente parecia um 'meninão' com seus 1,80m de altura e um corpo atlético, mas com um comportamento de menino!  Uma grande pessoa o '40'.

41 - Câmara - outro que tinha a alcunha de 'bicha'.  Não sei do paradeiro do '41'.

42 - Aurélio, 'pato rôco'.

43 - Brito - cara de Castanha! KKKKK!

44 - Aloisio - 'o marujo'.  O '44' no final do ano de 1973 estava de serviço na Guarda da Base Naval de Natal e houve um problema o qual teve uma participação que terminou com sua exclusão do serviço ativo.  

45 - Carvalho.

46 - Vital - Ronald Vital.  Não lembro do apelido do '46'.  O '46' pediu licenciamento do serviço ativo. Atualmente é professor numa auto escola aqui em Natal.

47 - Soares - 'cebinho'.  Esta alcunha o '47' ganhou ainda como voluntário visto que no exame de saúde o médico chamou sua atenção por está com o pênis  cheio de 'cebo', daí a turma tomou conhecimento do fato e ele ganhou o apelido de 'cebinho'.  O '47' cursou metalurgia e já como 2º sargento sofreu uma tentativa de assalto no qual foi baleado, no Rio de Janeiro, mas se recuperou.  Não sei mais detalhes do seu estado de saúde, se foi reformado ou se voltou ao serviço ativo e cumpriu o restante do tempo até poder pedir sua passagem para a reserva remunerada.

48 - Xavier - 'soldado de polícia ou o bêbado'.  

49 - Felix - 'cadê a bala!'.  Esta alcunha me foi dada em função do tiro com granada 'energa' no acampamento de conclusão do curso de formação de SD FN.  Estávamos um grupo de recrutas numa formação em linha fazendo o tiro com uso de granadas 'energas' para exercício e quando eu acionei a tecla do gatilho do meu fuzil - era o famigerado FS!, não houve o disparo, como estava em 'guarda alta', baixei o fuzil para 'guarda baixa' e neste intervalo houve o disparo de formas que meus colegas afirmam que eu falei: 'cadê a bala'!  KKKKKK!!!!  Graças a Deus que não houve nenhum 'acidente', só o 'incidente de tiro'.

50 - Freire - 'o gordo'.  Em toda turma que se preza sempre tem um 'gordo'!   

Bem, aqui encerro a 'rela' da Turma-I/73 do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal.


Adsumus! 

PS: Caso algum(a) leitor(a) deste post se sinta ofendido com alguma parte do mesmo, favor deixar mensagem nos 'comentários', ok? 
01 e 04, Marcos e Dasso.

10 Paulo.
O 16 Jerônimo. 

10 e 46, Paulo e Vital.




49 Felix, o blogueiro.





31 Omar.




3 comentários:

Borges disse...

O Ronald o apelido era boi Vita,
De Ceará-Mirim éramos 4 o Marcos Bala como o chamamos em Ceará-Mirim, o Borges, o Bezerra e o Campos.

Borges disse...

Ronal Bói Vita

Unknown disse...

Gosto de ler sobre apelido dos campanhas, pois sempre faz sentido a colocação.
Adsumus!