sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O Ten(A-FN) Pedro Cardoso e o SD-FN-Façanha

Como escrevi aqui, servi no Batalhão Humaitá entre março de 1978 a junho de 1982 quando fui desligado para o Curso de Formação de Sargentos FN/CN.  Este foi o período da minha vida militar mais feliz!  Muitas aventuras!  Muitas emoções!  Muitos colegas com os quais até hoje troco correspondências e nos encontramos em  datas importantes, para nós da Marinha!

O soldado Façanha era uma espécie de 'patinho feio' no Batalhão visto que já tinha 'rodado' todas as companhias do Batalhão e ninguém o queria!  Qual era o 'defeito' do Façanha?  O Façanha não era 'bola-sete', não era 'escamado', enfim, o que é que tinha o Façanha para sofrer esta 'rejeição'?

O Façanha era 'devagar, quase parando'!  Ora bolas!  No meu entender, isto não é motivo para segregação de ninguém! Cada ser humano tem seu próprio ritmo, sua própria cadência para executar tarefas inerentes às suas atividades!  É lógico que, como Fuzileiros Navais, este tipo 'devagar, quase parando', pode criar problemas em função de que, em algumas situações, mister se faz que sejamos rápidos! Enérgicos! No entanto, pessoas 'devagar, quase parando', podem ser estimuladas a reagir com presteza, em situações de emergência.  É uma questão, creio, de liderança!

O tenente Pedro Cardoso ao se apresentar para servir no Batalhão Humaitá, foi designado para assumir o comando do Pelotão de Transportes ou de Serviços Gerais, aqui minha memória está falha! KKKK! da Companhia de Serviços. O fato é que o Tenente Pedro Cardoso ao tomar conhecimento da situação do soldado Façanha, o 'adotou'!  Mandou fazer curso de condutor motorista.  Após a habilitação do Façanha, o tenente o tirou do detalhe de serviços e deu-lhe a incubência de ser o motorista e responsável do caminhão caçamba existente no Batalhão o qual era empregado para transportar entulhos de obra, lixo, quando havia podas das árvores, o caminhão era acionado para recolher o lixo resultante desta atividade. Quando alguma Unidade do Complexo Naval da Ilha do Governador - Divisão Anfíbia - precisava deste tipo de serviço, solicitava ao Comando do Batalhão do apoio do caminhão caçamba e lá se ia o Façanha conduzindo o caminhão, às vezes aos sábados, domingos, feriados, sem problemas.

Quando terminava as atividades do dia, o Façanha conduzia o caminhão para a garagem onde fazia uma limpeza geral, deixando-o  brilhando e pronto para cumprir suas missões!

O Façanha conseguiu se adaptar à nova atividade e com isto reconquistou o respeito, a estima e a consideração dos seus pares e superiores.

Com o tempo e o incentivo do tenente para que estudasse, o Façanha fez concurso para o curso de especialização e foi classificado para o curso de motores (MO)  e, logo após a conclusão do curso, foi promovido a cabo FN-MO!

Fui desligado do Batalhão mas continuei, sempre que possível, acompanhando a carreira do Façanha, visto que morávamos próximos na 'cota 45 do Morro da Bela Vista'! KKKKKKKK! Rua Brigadeiro Newton Braga, esta rua divide os bairros da Freguesia e Bancários na Ilha do Governador! Residi em ambos bairros!  Era só mudar o lado da rua! 

Com o surgimento do Quadro Especial de Sargentos, o Façanha, no momento adequado, foi promovido a 3º sargento deste quadro.

Há cerca de uns quatro ou cinco meses, encontrei com o Façanha no Carrefour Zona Norte de Natal, RN, já na reserva remunerada e, num papo rápido, o mesmo me informou que estava muito bem!  Seus filhos encaminhados na vida e já era avô!

Fiquei muito feliz ao encontrar o Façanha e saber que estava muito bem!  Isto é bom!  É gratificante! É maravilhoso!


Adsumus!


PS: mensagem filosófica implícita no post:  O que o Tenente Pedro Cardoso fez foi dá as condições e estimular  o soldado Façanha a dá o melhor de si em prol do Serviço Naval com reflexos positivos na vida dele (do Façanha) e, claro, este tipo de atitude (do Tenente) ele retorna para o autor em forma de benefícios, não só espiritual, como material! #FicaaDica








3 comentários:

Noel disse...

Félix, cheguei no Humaitá em 1988 e conheci o Cardoso e o Façanha. Personagens inesquecíveis. O Cardoso comandou a Cia Sv por muito tempo e sempre com o Façanha por perto. Bons tempos.

Abs, Bustorff

Miguel Felix Barbosa disse...

Põe bons tempos nisso!

Anônimo disse...

Super interessante. Obrigada por compartilhar essas histórias positivas. Lembrei da FAMOSA reflexão ÁGUIA OU GALINHA. rsrs